SyncLight 2024
05 de abril de 2024

Escola São Paulo de Ciência Avançada sobre técnicas de luz síncrotron de 4ª geração, no CNPEM, recebe inscrições até 15 de abril

SyncLight 2024

Escola São Paulo de Ciência Avançada sobre técnicas de luz síncrotron de 4ª geração, no CNPEM, recebe inscrições até 15 de abril

05 de abril de 2024

 

Agência FAPESP – O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) realizará, entre 14 e 25 de outubro, em Campinas, a Escola São Paulo de Ciência Avançada sobre técnicas de luz síncrotron de 4ª geração (SyncLight 2024).

O evento acontece no âmbito da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), com apoio da FAPESP. O objetivo é reunir jovens pesquisadores do Brasil e do mundo para discutir as oportunidades recentes oferecidas pelas técnicas experimentais avançadas disponíveis no Sirius, a fonte de luz síncrotron brasileira de 4ª geração instalada no CNPEM.

A escola reunirá cerca de 100 estudantes selecionados, entre recém-graduados e jovens pesquisadores de mestrado, doutorado e pós-doutorado, provenientes de instituições do Brasil e do exterior. Durante duas semanas, esses participantes assistirão a palestras sobre uma série de tópicos, incluindo introdução aos aceleradores síncrotron e às técnicas experimentais envolvendo feixes de luz desse equipamento.

A programação inclui também sessões de pôsteres, visitas às instalações de pesquisa, tutoriais práticos sobre os experimentos conduzidos nas estações experimentais do Sirius, demonstrações sobre controle, análise e simulações de dados ministrados pelos pesquisadores do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) nas linhas de luz do laboratório.

Os interessados podem se inscrever pelo site até 15 de abril.

O evento acontecerá no CNPEM, rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000, Bosque das Palmeiras, Campinas, SP.

Mais informações: https://pages.cnpem.br/synclight2024/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.