SWAT aplicado à Segurança Hídrica sob Mudanças Climáticas
13 de setembro de 2019

Curso oferecido na USP de São Carlos aborda o uso da ferramenta de avaliação de solo e água SWAT em bacias hidrográficas brasileiras

SWAT aplicado à Segurança Hídrica sob Mudanças Climáticas

Curso oferecido na USP de São Carlos aborda o uso da ferramenta de avaliação de solo e água SWAT em bacias hidrográficas brasileiras

13 de setembro de 2019

 

Agência FAPESP – Como parte do ciclo oficial de palestras internacionais de 2019 International Water Lectures, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) organiza o curso “Soil & Water Assessment Tool (SWAT) Aplicado à Segurança Hídrica sob Mudanças Climáticas”. As aulas ocorrerão entre os dias 16 e 20 de setembro de 2019, em São Carlos.

SWAT significa, na tradução, “ferramenta de avaliação de solo e água”. Trata-se de um modelo matemático desenvolvido pelo serviço de pesquisa agrícola dos Estados Unidos que quantifica os impactos das alterações no uso do solo sobre o escoamento superficial, produção de sedimentos e qualidade da água em bacias hidrográficas agrícolas não instrumentadas.

O curso apresentará um novo programa com várias aplicações de SWAT em bacias hidrográficas brasileiras. O público-alvo inclui profissionais de quaisquer formações e/ou pós-graduandos.

Os interessados podem se inscrever pelo e-mail da Comissão Organizadora (emm@sc.usp.br), anexando uma carta de intenção que responda à pergunta: “Como as aplicações atuais/futuras de SWAT têm/terão aderência às iniciativas interdisciplinares INCTMC2, INCLINE , CEPID/CeMEAI e CEPED-SP/USP”.

As aulas serão das 9h às 12h e das 14h às 17h. O endereço da EESC-USP é av. Trab. São Carlense, 400, Parque Arnold Schimidt, São Carlos, SP.

Mais informações: https://bit.ly/2lB9czb.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.