Super-lubricity in the automotive real world
15 de abril de 2015

Pesquisas para reduzir fricção em componentes mecânicos serão apresentadas em workshop internacional na Poli-USP

Super-lubricity in the automotive real world

Pesquisas para reduzir fricção em componentes mecânicos serão apresentadas em workshop internacional na Poli-USP

15 de abril de 2015

 

Agência FAPESP – O workshop internacional “Super-lubricity in the automotive real world – Searching for ultra low friction with combined coating/lube/surface” será realizado de 4 a 6 de maio de 2015 no auditório do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo os organizadores do evento, o fenômeno de superlubricidade, que ocorre quando os coeficientes de fricção se dissipam em valores ultrabaixos, é um dos principais caminhos para as pesquisas que visam à redução de fricção em componentes mecânicos no setor automotivo.

O fenômeno foi demonstrado em laboratório, mas, devido às condições particulares em que ocorre, ainda não foi aplicado em processos industriais. Os participantes do workshop apresentarão também outras soluções tecnológicas que podem levar à redução na fricção.

Entre os palestrantes do evento confirmados estão os professores Hugh Spikes (Imperial College London), Jean Michel Martin (Ecole Centrale de Lyon), Mohamed El Mansori (Ecole Nationale Supérieure d’Arts et Métiers), Osman Levent Erylmaz (Argonne National Laboratory) e José Daniel Biasoli de Mello (universidades federais de Santa Catarina e de Uberlândia).

O workshop é gratuito, mas as vagas são limitadas.

Interessados devem enviar e-mail com afiliação, posição e motivação para participar do evento para: silene@usp.br e sidney@usp.br.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.