Soluções Jurídicas para a Inovação
13 de maio de 2022

Instituto de Estudos Avançados da USP promove evento de lançamento de livro que trata do papel do direito no estímulo à atividade de inovação no Brasil

Soluções Jurídicas para a Inovação

Instituto de Estudos Avançados da USP promove evento de lançamento de livro que trata do papel do direito no estímulo à atividade de inovação no Brasil

13 de maio de 2022

 

Agência FAPESP – O Núcleo Jurídico do Observatório de Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (NJ-OIC/IEA-USP) realiza hoje (13/05) um evento on-line para o lançamento do livro Soluções Jurídicas para a Inovação, organizado por Vítor Monteiro, André Tortato Rauen e Carolina Mota Mourão.

Terceiro volume da série “Cadernos de Direito e Inovação”, a obra é fruto de projeto de pesquisa lançado em 2019, sob a forma de uma chamada pública pelo NJ-OIC/IEA-USP. Procura responder a provocações de interlocutores do NJ-OIC sobre o efetivo papel do direito no estímulo à atividade de inovação no Brasil.

Para essa publicação, foram mobilizados 38 pesquisadores com experiências diversas na área de ciência, tecnologia e inovação. São narrados 16 casos concretos em que a legislação brasileira de inovação foi utilizada para construir alternativas à viabilização de projetos de inovação no Brasil.

A obra, que se encontra disponível no Portal de Livros Abertos da USP, contou com a participação de pesquisadores de diferentes instituições brasileiras, alguns deles apoiados pela FAPESP.

Dentre as experiências analisadas, o livro descreve encomendas tecnológicas, parcerias para o desenvolvimento produtivo na saúde, alianças estratégicas, além de casos como o do Telescópio Gigante de Magalhães (GMT), que tem financiamento da FAPESP.

Gratuito e aberto ao público, o evento não requer inscrição prévia. A transmissão será feita entre 15h e 16h30, pelo site do IEA-USP.

Mais informações: https://bit.ly/3w5HWL1.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.