Técnica permite a construção de pontes de madeira tão resistentes quanto as de concreto (foto: Calil Junior)

Solução natural
13 de fevereiro de 2004

Nova técnica utiliza madeira para construir pontes mais baratas do que as de concreto. Muito utilizada em países como Estados Unidos e Austrália, a alternativa começa a ser difundida no Brasil pela Escola de Engenharia de São Carlos. Seis pontes do tipo já foram levantadas

Solução natural

Nova técnica utiliza madeira para construir pontes mais baratas do que as de concreto. Muito utilizada em países como Estados Unidos e Austrália, a alternativa começa a ser difundida no Brasil pela Escola de Engenharia de São Carlos. Seis pontes do tipo já foram levantadas

13 de fevereiro de 2004

Técnica permite a construção de pontes de madeira tão resistentes quanto as de concreto (foto: Calil Junior)

 

Por Eduardo Geraque

Agência FAPESP - A começar pelo custo, parece um bom negócio para as prefeituras do Estado de São Paulo e de outras partes do país. A construção de pontes de madeira, em vãos com até 30 metros de largura, pode ser bem mais barata e eficiente do que as tradicionais estruturas de concreto.

"O metro quadrado de uma ponte de madeira sai por R$ 400, enquanto as de concreto custam R$ 1,5 mil, ou seja, quase quatro vezes mais", disse à Agência FAPESP Carlito Calil Junior, professor da Escola de Engenharia de São Carlos, instituição de ensino e pesquisa ligada à Universidade de São Paulo.

Diferente das pontes de madeira muito utilizadas no passado, a nova técnica permite a construção de estruturas tão resistentes quanto as de concreto. O diferencial é uma série de detalhes que vão do tratamento da madeira à forma como as vigas são dispostas na montagem. A ponte de madeira também pode ser construída muito mais rapidamente.

"A durabilidade média é a mesma do que a da ponte de concreto, cerca de 30 anos, além de poder agüentar uma carga similar", disse Calil Junior, que estudou o assunto nos Estados Unidos durante um ano. "A tecnologia lá, assim como nos países europeus e na Austrália, é bastante difundida."

As pesquisas desenvolvidas na Escola de Engenharia de São Carlos estão adaptando a tecnologia da construção de pontes de madeira para a realidade brasileira, tanto do ponto de vista de tipos de madeira como de tecnologia de montagem. "Utilizamos apenas madeiras de reflorestamento, como pinus e eucaliptos. As madeira roliças, por exemplo, utilizadas em postes, também recebem um tratamento especial", disse.

A nova técnica está se popularizando por aqui. Em São Paulo, já foram levantadas seis pontes do tipo. "Cinco estão em estradas e uma na cidade de São Carlos, que é a primeira ponte urbana de madeira da América do Sul", disse Calil, que participou da construção das seis e tem um projeto temático financiado pela FAPESP sobre o tema.

Divulgar a técnica e treinar profissionais brasileiros para usar mais a madeira é outro objetivo do projeto de pesquisa. "Quanto mais conhecimento, mais eficiente é a construção", acredita Calil. Das quatro técnicas usadas para a construção de pontes de madeira, uma é mista. "O concreto também é usado nesse caso", explica.


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