Sistema-mundo e sua geografia: uma nova forma de pensar o Brasil?
16 de julho de 2025

Curso de difusão da USP é direcionado aos interessados em geo-história, em geoeconomia e em geopolítica

Sistema-mundo e sua geografia: uma nova forma de pensar o Brasil?

Curso de difusão da USP é direcionado aos interessados em geo-história, em geoeconomia e em geopolítica

16 de julho de 2025

 

Agência FAPESP – O Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP) promoverá o curso de difusão “Sistema-mundo e sua geografia: uma nova forma de pensar o Brasil?” entre 8 e 12 de setembro em São Paulo.

O objetivo do curso é oferecer ao público interessado uma melhor compreensão da teoria do sistema-mundo (teoria pós-marxista de relações internacionais), de geoeconomia e economia política internacional, focando no estudo do sistema social e suas inter-relações com o avanço do capitalismo mundial como forças determinantes entre os diferentes países.

O público-alvo são interessados em geo-história, em geoeconomia e em geopolítica que queiram aperfeiçoar seu entendimento da teoria do sistema-mundo.

Estão disponíveis 45 vagas, sendo 35 para pagantes e 10 com isenção de taxa. As inscrições poderão ser feitas entre 28/07 e 08/08 pelo Sistema Apolo da USP. No menu esquerdo, selecionar, na seguinte ordem: “inscrições on-line”, “fazer inscrição” e “Instituto de Estudos Brasileiros”. O valor da taxa de inscrição é R$ 50.

O curso será realizado das 9 às 12 horas na sala 12 do IEB-USP, localizada na av. Prof. Luciano Gualberto, 78, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: https://tinyurl.com/48tt4scj.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.