Encontro internacional em São Paulo discutirá avanços recentes nas áreas relacionadas à teoria das cordas, mecânica estatística, mecânica quântica, física de partículas e relatividade geral
Encontro internacional em São Paulo discutirá avanços recentes nas áreas relacionadas à teoria das cordas, mecânica estatística, mecânica quântica, física de partículas e relatividade geral
Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) realizará o Simpósio ICTP-SAIFR de Física Teórica no dia 5 de fevereiro de 2020, em São Paulo.
O evento traz cinco pesquisadores do conselho científico do ICTP para discutir o que há de mais novo nas áreas de teoria das cordas, mecânica estatística e mecânica quântica.
O simpósio contará com uma palestra do professor Michael Green, da Cambridge University (Reino Unido), que abordará teoria de cordas e a teoria-brinquedo N=4 SUSY Yang-Mills. Marcel Clerc, da Universidad de Chile (Chile), tratará de estados exóticos da matéria e mecânica estatística. Rosario Fazio, do ICTP Trieste (Itália), falará sobre aspectos de mecânica quântica, em especial sobre os chamados quantum time crystals.
Na seção de física de partículas, o pesquisador André de Gouvêa, da Northwestern University (Estados Unidos), discutirá a natureza dos neutrinos. Por fim, Luis Lehner, da Perimeter Institute (Canadá), falará sobre relatividade geral e sobre como abordar os desafios atuais para além do já previsto pela teoria.
O evento é gratuito e ocorrerá no auditório do Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Não é necessária inscrição prévia.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisa com apoio da FAPESP e sede no IFT-Unesp.
Mais informações: www.ictp-saifr.org/ictp-saifr-symposium-on-theoretical-physics/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.