Pesquisador foi responsável pela consolidação das áreas de cosmologia, gravitação e teoria de campos no Instituto de Física Teórica da Unesp, do qual foi o primeiro diretor entre 1987 e 1990
Pesquisador foi responsável pela consolidação das áreas de cosmologia, gravitação e teoria de campos no Instituto de Física Teórica da Unesp, do qual foi o primeiro diretor entre 1987 e 1990
Agência FAPESP – O Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) realizará, nos dias 27 e 28 de fevereiro, um simpósio em homenagem aos 70 anos do professor Ruben Aldrovandi.
O pesquisador foi responsável pela consolidação das áreas de cosmologia, gravitação e teoria de campos no Instituto de Física Teórica da Unesp, do qual foi o primeiro diretor, entre 1987 e 1990.
Natural de Piracicaba (SP), Aldrovandi graduou-se pela USP e desenvolveu seu doutorado na Universidade de Paris-XI, na França, em 1973. Atuando principalmente em torno de temas como teorias para a gravitação, relatividade geral, sistemas dinâmicos e mecânica estatística, Aldrovandi é pesquisador aposentado do IFT.
Idealizado e coordenado por José Geraldo Pereira, pesquisador do IFT, o evento abordará temas gerais ligados à cosmologia e à gravitação e contará com as presenças de cientistas de instituições como Universidade de Brasília, Universidade do Estado do Amazonas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Física da USP, Moscow State University, de Moscou, e Universidad de Concepción, do Chile, entre várias outras.
Aberto ao público, com entrada franca, o evento permitirá a participação de interessados em apresentar pequenos seminários de até 30 minutos. A inscrição pode ser feita pelo e-mail lumacuco@ift.unesp.br.
O encontro será realizado nas dependências do IFT, localizado na R. Dr. Bento Teobaldo Ferraz, nº 271, bloco 2, em frente ao Terminal Barra Funda do Metrô.
Mais informações: www.ift.unesp.br/gcg.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.