Embaixada do Brasil em Berlim e UFSCar lançam a primeira temporada de Sapiência BR, com depoimentos de brasileiros que trabalham em universidades e empresas alemãs (imagem: divulgação)

Série de vídeos mostra trajetória de cientistas do Brasil na Alemanha
16 de fevereiro de 2021

Embaixada do Brasil em Berlim e UFSCar lançam a primeira temporada de Sapiência BR, com depoimentos de brasileiros que trabalham em universidades e empresas alemãs

Série de vídeos mostra trajetória de cientistas do Brasil na Alemanha

Embaixada do Brasil em Berlim e UFSCar lançam a primeira temporada de Sapiência BR, com depoimentos de brasileiros que trabalham em universidades e empresas alemãs

16 de fevereiro de 2021

Embaixada do Brasil em Berlim e UFSCar lançam a primeira temporada de Sapiência BR, com depoimentos de brasileiros que trabalham em universidades e empresas alemãs (imagem: divulgação)

 

Agência FAPESP* – A Embaixada do Brasil em Berlim e o Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estão lançando a primeira temporada da série Sapiência BR, com depoimentos e apresentação do trabalho de pesquisadores do Brasil atuantes na Alemanha.

São sete episódios iniciais, com profissionais em diferentes estágios da carreira, de áreas de conhecimento e atuação diversas e, também, com experiências variadas no estabelecimento dos vínculos com o Brasil.

A produção integra o processo de mobilização da diáspora brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na Alemanha, coordenado pelo Setor de CT&I e Cooperação da Embaixada (Sectec Berlim). O projeto tem apoio do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP na UFSCar.

“O objetivo é fomentar contatos e projetos de cooperação com instituições do Brasil, para que esses brasileiros e brasileiras possam contribuir, a partir de suas posições em universidades e empresas alemãs, para a ciência e tecnologia no nosso país”, disse Pedro Ivo Ferraz da Silva, secretário da Embaixada e chefe do Sectec Berlim.

“Durante a pandemia, ficou mais evidente a relevância da comunicação pública da ciência. Este projeto mostra como a comunicação é importante não apenas para o diálogo com pessoas de outros setores da sociedade, mas também entre a comunidade científica, para a transformação do processo de produção de conhecimento. Sapiência BR busca destacar o papel das atividades científicas e de cientistas na promoção de relações internacionais de cooperação e colaboração”, diz o coordenador-geral do LAbI e docente do Departamento de Física da UFSCar, Adilson Jesus Aparecido de Oliveira.

Os sete episódios de Sapiência BR têm a participação de biólogos, pesquisadora da saúde, engenheiras de materiais e agrônoma, engenheiro mecânico e socióloga, atuando em quatro cidades e sete instituições. Além das experiências em projetos de pesquisa, são compartilhadas também experiências de fomento à cooperação nas áreas da publicação científica e colaboração com a indústria.

Os vídeos da primeira temporada de Sapiência BR estão sendo veiculados nos canais do LAbI e do ClickCiências no YouTube e no canal da Embaixada em Berlim.

O lançamento do projeto será nesta quinta-feira (18/02), às 10h30 (horário de Brasília, 14h30 em Berlim), em live com a participação dos responsáveis pela iniciativa para debate com o público e compartilhamento de expectativas para as próximas temporadas.

A conversa poderá ser conferida no Facebook do LAbI e no canal do ClickCiência, no Youtube. 

Mais informações sobre o projeto e manifestação de interesse em participar das próximas temporadas (para cientistas do Brasil na Alemanha) podem ser encaminhadas pelo endereço sectec.berlim@itamaraty.gov.br.

Sapiência BR foi produzida no contexto da realização do 1º Encontro da Diáspora Brasileira de Ciência e Inovação na Alemanha, que acontece em 25 de fevereiro, a partir das 10 horas (horário de Brasília, 14 horas em Berlim). Apoiado pela FAPESP, o encontro terá apresentações de experiências de brasileiros na Alemanha e debate sobre oportunidades de colaboração e financiamento internacional. Mais informações e inscrições no site do evento .

Com informações do LAbI e da Assessoria de Comunicação do CDMF.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.