A habitabilidade de ambientes extraterrestres será tema da próxima edição da série Física para Todos, promovida amanhã pelo Instituto de Física da USP
A habitabilidade de ambientes extraterrestres será tema da próxima edição da série Física para Todos, promovida amanhã pelo Instituto de Física da USP
Agência FAPESP – A nova edição de Física para Todos, série de palestras promovida pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP), será realizada amanhã (05/06) e terá como tema central “Será que o Universo é ‘amigável’ para a vida?”.
O evento tratará da questão da habitabilidade no Universo, discutindo as condições para os ambientes extraterrestres abrigarem vida: fontes de energia, proteção da radiação e raios cósmicos etc. Serão mostrados alguns contraexemplos ao paradigma da fotossíntese que foram recentemente descobertos, sugerindo uma quimiosfera onde os organismos metabolizam produtos de reações sem intervenção da luz do Sol.
O palestrante, Jorge Ernesto Horvath, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP), também examinará as catástrofes cósmicas que podem ser determinantes para as biosferas e algumas características importantes das chamadas Cinco Grandes Extinções que permitem entender os efeitos destrutivos e a recuperação da biosfera da Terra.
A série “Física para Todos” promove palestras sobre os mais diversos campos científicos a um público abrangente, desde estudantes do ensino médio, ou jovens graduandos, até o público geral que acompanha e aprecia temas científicos.
A palestra será transmitida às 10h30 pela plataforma Zoom e pelo canal do IF-USP no YouTube. Não é necessário fazer inscrição prévia.
Mais informações: https://portal.if.usp.br/extensao/pt-br/f%C3%ADsica-para-todos.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.