Ciclo de conferências sobre a obra do antropólogo francês será realizado entre 9 de outubro e 11 de dezembro, no Instituto de Estudos Brasileiros e no Centro Universitário Maria Antônia, da USP
Ciclo de conferências sobre a obra do antropólogo francês será realizado entre 9 de outubro e 11 de dezembro, no Instituto de Estudos Brasileiros e no Centro Universitário Maria Antônia, da USP
Agência FAPESP – O ciclo de conferências Sentidos de Lévi-Strauss terá início no dia 9 de outubro, em São Paulo. O evento prosseguirá, sempre às quintas-feiras, até o dia 11 de dezembro.
O evento, que comemora simultaneamente o aniversário de 75 anos da Universidade de São Paulo (USP) e o centenário do antropólogo francês Claude Lévi-Strauss (1908), é promovido pelo Instituto de Estudos Brasileiros e pelo Centro Universitário Maria Antônia, ambos da USP.
Na abertura do ciclo, às 18h30, a conferência Claude Lévi-Strauss, fundador do pós-estruturalismo, será apresentada por Eduardo Viveiros de Castro, professor de antropologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Às 20h30 ocorrerá o coquetel de inauguração.
Lévi-Strauss iniciou sua carreira no ensino superior na USP, onde permaneceu entre 1935 e 1938. O ciclo de conferências pretende lançar uma reflexão ampliada sobre a sua obra, pensando-a do ponto de vista de sua contribuição original para a antropologia, e em termos de seus rebatimentos em outras áreas do conhecimento: crítica literária, artes, filosofia e psicanálise.
As palestras, semanais, serão encerradas com um recital – cujo repertório compreende músicas da predileção do autor – e com a leitura comentada de trechos de seus livros, no dia 27 de novembro, às 20 horas, quando na França já será dia 28 de novembro, aniversário do antropólogo.
O ciclo inclui ainda a exposição fotográfica Um quase holograma, no saguão do prédio de Ciências Sociais, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, com imagens inéditas de Lévi-Strauss.
O evento será encerrado no dia 11 de dezembro com a palestra “O efeito Lévi-Strauss nos Estados Unidos e no Brasil”, apresentada por Manuela Carneiro da Cunha, professora do Departamento de Antropologia da Universidade de Chicago, Estados Unidos.
Mais informações: www.ieb.usp.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.