Seminário Internacional “Ganhar a Vida” na América Latina
01 de julho de 2025

Evento da UFSCar discute a heterogeneidade do trabalho entre amplas camadas da população latino-americana

Seminário Internacional “Ganhar a Vida” na América Latina

Evento da UFSCar discute a heterogeneidade do trabalho entre amplas camadas da população latino-americana

01 de julho de 2025

 

Agência FAPESP – A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está organizando o Seminário Internacional "Ganhar a Vida" na América Latina entre os dias 24 e 26 de setembro de 2025, em São Carlos.

O evento vai reunir estudantes e pesquisadores de diferentes países – incluindo Argentina, Bolívia, Chile e México – para discutir coletivamente a heterogeneidade das formas de “ganhar a vida” entre amplas camadas da população latino-americana na contemporaneidade.

A partir de uma perspectiva comparativa e interdisciplinar, o objetivo é fomentar reflexões cruzadas sobre as reconfigurações do trabalho, a expansão da lógica empreendedora, as múltiplas expressões da informalidade e os mercados considerados ilegais.

A programação inclui mesas-redondas, conferências de abertura e encerramento e um minicurso sobre mercados marginais. Também haverá apresentação de pesquisas organizadas em três grupos de trabalho: trabalho, precariedades e empreendedorismo popular; economias populares e mobilidades; e ilegalismos e formas de ganhar a vida.

Os interessados podem enviar resumos de trabalhos até a próxima segunda-feira (07/07) por formulário on-line. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento e custam entre R$ 25 e R$ 100 até dia 1º de agosto.

As atividades do seminário começam às 9 horas, no Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, na rod. Washington Luís 235, Monjolinho, São Carlos, SP.

Mais informações: www.seminarioganharavidanaamericalatina.com/ ou https://tinyurl.com/33w6awu9.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.