Evento na Fiesp celebra os 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação e debaterá relações econômicas, científicas e culturais entre os países
Evento na Fiesp celebra os 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação e debaterá relações econômicas, científicas e culturais entre os países
Agência FAPESP – O Seminário Intercâmbio Brasil-Japão em Perspectiva será realizado na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no dia 22 de fevereiro de 2016.
Organizado com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e o Centro de Estudos Nipo-Brasileiros, o evento tem como tema “Passado, Presente e Futuro das Relações Econômicas, Científicas e Culturais” e celebra os 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão.
A conferência “COP 21 e Cooperação Nipo-Brasileira em Meio Ambiente” será apresentada pelo professor José Golbemberg, presidente da FAPESP.
Em seguida, será realizada a mesa-redonda “Grandes Projetos Brasil-Japão: perspectivas para relações econômicas”, coordenada por Ruy Martins Altenfelder Silva, presidente do Conselho Superior de Estudos Avançados da Fiesp, e com os expositores: José Augusto Corrêa (diretor titular adjunto do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp), Paulo Brant (presidente da Celulose Nipo-Brasileira), Akihiro Ikeda (ex-presidente da Alunorte) e Akira Homma (presidente de Bio-Manguinhos).
À tarde, a programação contará com duas mesas-redondas, com os temas “Cooperação Brasil-Japão em Educação, Ciência e Tecnologia” e “Colaboração de Nikkeis e Imigrantes no campo da C&T e da Cultura”. Carlos Henrique de Brito Cruz (FAPESP), Marco Antônio Zago (USP), Masato Ninomiya (Japan Society for Promotion of Science), Sunao Sato (Associação Brasil-Japão de Pesquisadores) e Roberto Nishio (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa) serão alguns dos expositores.
Inscrições e mais informações: www.fiesp.com.br/agenda/seminario-intercambio-brasil-japao-em-perspectiva.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.