Uma das vertentes da carreira acadêmica do ex-professor da USP, morto em 2020, foi a análise do crescimento das metrópoles acompanhado pelos processos de segregação social e política
Uma das vertentes da carreira acadêmica do ex-professor da USP, morto em 2020, foi a análise do crescimento das metrópoles acompanhado pelos processos de segregação social e política
Agência FAPESP – Um seminário em homenagem ao cientista político Lúcio Kowarick (1938-2020) será realizado nesta quinta-feira (17/02), em formato virtual. O evento é promovido pelo Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), em parceria com o Núcleo de Pesquisas de Políticas Públicas (NUPPs) do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) e o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.
Formado em ciências políticas e sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo em 1961, Kowarick obteve o título de mestre em ciências sociais no Diplôme D’études Approfondies en Sciences Sociales (DEA), na França, em 1967. Ingressou como professor na USP em 1970, onde fez o doutorado, em 1973, com a tese “Marginalidade urbana e desenvolvimento: aspectos teóricos do fenômeno da América Latina”.
Um de seus focos de pesquisa foi a análise do crescimento das metrópoles acompanhado pelos processos de segregação social e política. Em 2010, Kowarick recebeu o Prêmio Jabuti na categoria “Ciências Humanas” pelo livro Viver em risco: sobre a vulnerabilidade sócio, econômica e civil.
Mais informações sobre o seminário em: https://centrodametropole.fflch.usp.br/pt-br/agenda/seminario-em-homenagem-lucio-kowarick.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.