Semana de Conscientização sobre a Voz e Ruído
18 de abril de 2019

O curso de Fonoaudiologia da Unicamp promove evento sobre a saúde vocal e auditiva

Semana de Conscientização sobre a Voz e Ruído

O curso de Fonoaudiologia da Unicamp promove evento sobre a saúde vocal e auditiva

18 de abril de 2019

 

Agência FAPESP – O Curso de Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) promoverá, entre os dias 22 e 25 de abril de 2019, uma Semana de Conscientização sobre a saúde vocal e auditiva com diversas atividades realizadas no campus e nos centros de saúde da cidade.

O evento comemora o Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril, e o Dia da Conscientização sobre o Ruído, no dia 22 de abril.

Para a voz, os temas abordados durante a semana são o funcionamento e a saúde do trato vocal, o uso abusivo da voz e os sinais de alteração que requerem avaliação profissional, como a rouquidão, dor ou incômodo ao falar.

Com relação à audição, a campanha aborda os malefícios da exposição ao ruído, a partir de informações sobre o que é o som, os níveis de ruído aceitáveis, cuidados em saúde auditiva como o uso de equipamentos de proteção sonora individual, a adequação dos fones de ouvidos ou outros hábitos de lazer e estratégias de prevenção e cuidados em saúde auditiva, como, por exemplo, o uso correto do cotonete e principais queixas auditivas que necessitam de avaliação médica.

Nos dias 22 e 24 de abril, as atividades serão realizadas no Hospital de Clínicas da Unicamp (rua Vital Brasil, 251, Cidade Universitária, Campinas, SP) e no Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação (rua Tessália Vieira de Camargo, 126, Cidade Universitária, Campinas, SP). Nos dias 23, 24 e 25 de abril as atividades ocorrerão nos Centros de Saúde da rede SUS de Campinas: CS São Marcos, Jardim Eulina, São Quirino, Centro de Saúde Aeroporto, DIC I, DIC III e Cerest.

O evento é gratuito e não precisa de inscrição prévia.

Mais informações: www.fcm.unicamp.br/fcm/comunicacao/16093.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.