Professor da Princeton University apresenta palestra on-line sobre física da função biológica e a influência da motilidade de células no comportamento coletivo de bactérias
Professor da Princeton University apresenta palestra on-line sobre física da função biológica e a influência da motilidade de células no comportamento coletivo de bactérias
Agência FAPESP – A série de colóquios on-line Physics Discussions, do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR), terá uma nova edição nesta quarta-feira (24/03) com o tema “Self-driven phase transitions in living matter”.
O pesquisador convidado é o biofísico Joshua Shaevitz, professor da Princeton University e codiretor do Centro NSF para a Física da Função Biológica, nos Estados Unidos.
Usando como exemplo a bactéria Myxococcus xanthus, o pesquisador abordará a influência da motilidade de células no comportamento coletivo. Essa bactéria, que vive no solo, é um organismo que usa a motilidade coletiva para caçar em matilhas gigantes quando perto de uma presa, assim como para formar estruturas macroscópicas protetoras, compostas por milhões de células, quando o alimento é escasso.
O Physics Discussions traz cientistas para discutir sobre temas da Física com pesquisadores e estudantes de mestrado e doutorado, além de proporcionar um espaço dedicado para pós-graduandos inscritos que desejem dialogar diretamente com o palestrante sobre sua carreira e pesquisa.
O evento será transmitido ao vivo pelo canal do ICTP-SAIFR no Youtube, às 14 horas, e será aberto a todos.
As sessões de discussão restritas a estudantes de pós-graduação inscritos ocorrerão tanto antes quanto após a apresentação e serão realizadas por meio da plataforma Zoom. Para participar dessas sessões, os interessados devem preencher formulário on-line.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas com apoio da FAPESP e sede no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).
Mais informações: www.ictp-saifr.org/physicsdiscussions/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.