Evento do ICTP-SAIFR é voltado a estudantes de pós-graduação; inscrições até sábado
Evento do ICTP-SAIFR é voltado a estudantes de pós-graduação; inscrições até sábado
Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) promoverá, entre os dias 8 e 19 de julho, a Segunda Escola sobre Detecção de Matéria Escura e Neutrinos de 2024.
Gratuito e em inglês, o curso é composto por cursos e palestras sobre temas avançados, com bastante tempo para esclarecimento de dúvidas, discussões e atividades práticas. Os laboratórios que demonstram técnicas utilizadas em experimentos reais também são parte fundamental da escola.
A primeira semana acontecerá no auditório do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp) e promoverá uma introdução geral às áreas de matéria escura e física de neutrinos com enfoque mais teórico, fornecendo as bases para abordar os métodos de detecção.
Já a segunda semana ocorrerá no Instituto Principia e estará centrada em técnicas de detecção e experimentos específicos, sendo a maior parte da tarde dedicada ao trabalho experimental em pequenos grupos.
O público-alvo da escola são estudantes de pós-graduação, mas alunos avançados de graduação e pesquisadores também serão considerados.
Os interessados podem se inscrever por formulário on-line até sábado (04/05). Há uma verba limitada para solicitação de ajuda de custo.
Os endereços do IFT e Instituto Principia são, respectivamente, rua Jornalista Aloysio Biondi, 120, Bloco II, Barra Funda, São Paulo e rua Pamplona, 145, Cerqueira César, São Paulo. Parte do evento terá o conteúdo posteriormente disponibilizado no canal do ICTP-SAIFR no YouTube.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP.
Mais informações: https://www.ictp-saifr.org/ssdmnd2024/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.