Curso promovido pelo ICTP-SAIFR abordará conceitos básicos e avançados de tecnologias quânticas de segunda geração
Curso promovido pelo ICTP-SAIFR abordará conceitos básicos e avançados de tecnologias quânticas de segunda geração
Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) realizará, entre 7 e 18 de outubro, a Segunda Escola de Computação Quântica de 2024.
Gratuito e em inglês, o evento oferecerá cursos práticos sobre conceitos básicos e avançados de tecnologias quânticas de segunda geração, incluindo: algoritmo quântico e simulações quânticas especialmente aplicadas à química, aprendizado de máquina quântica, sensores quânticos, protocolos de comunicação quântica e diferentes plataformas experimentais para essas tecnologias, como qubits supercondutores, sistemas fotônicos e condensados de Bose-Einstein.
Os palestrantes são Vanderlei Bagnato, da Universidade de São Paulo (USP); Marco Cerezo, do Laboratório Nacional de Los Alamos (Estados Unidos); Daniel Nino, da Xanadu (Canadá); Antonio Zelaquett, da Universidade Federal Fluminense (UFF); Juan José García Ripoll, do Conselho Superior de Investigações Científicas (Espanha); e Miroslav Ježek, da Universidade Palacky Olomouc (República Tcheca).
O público-alvo inclui estudantes de pós-graduação e pesquisadores. Os interessados podem se inscrever por formulário on-line até este sábado (03/08). Há uma verba limitada para despesas locais e de viagem dos participantes.
As atividades acontecerão no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), rua Jornalista Aloysio Biondi, 120, Bloco II, Barra Funda, São Paulo. O conteúdo do evento será gravado e disponibilizado no canal do ICTP-SAIFR no YouTube.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP.
Mais informações: www.ictp-saifr.org/sqcs2024/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.