Evento promovido pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo discutirá a situação dos rios no cotidiano da capital
Evento promovido pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo discutirá a situação dos rios no cotidiano da capital
Agência FAPESP – O Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp) realiza, no dia 20 de março às 10h, o evento “São Paulo e suas águas: passado e presente”.
Debates e seminários estão programados para o evento que ocorre no mês de encerramento da exposição “O Tempo e as Águas: formas de representar os rios de São Paulo”.
O documentário “Entre Rios”, do cineasta Caio Ferraz, servirá de apoio para as discussões sobre a situação dos rios da capital paulista. Alexandre Delijaicov, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), também participa do debate, ao lado de Ferraz. A mediação será feita pelo professor Janes Jorge, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), autor do livro Tietê, o rio que a cidade perdeu.
Há duas mesas de discussões no período da tarde. A primeira, intitulada “As águas e a cidade”, terá a participação dos professores Fábio Alexandre dos Santos, da Unifesp, e Cristina Campos, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A mediação estará a cargo de Janaína Yamamoto, diretora do Núcleo de Acervo Cartográfico do Apesp.
Com o tema “História e memória das águas”, a segunda mesa será mediada por Fernando Atique, professor da Unifesp, e terá palestras dos professores Silvia Helena Zanirato, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP), e Paulo Henrique Martinez, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
O encontro ocorrerá no auditório do Apesp, que fica na Rua Voluntários da Pátria, 596, em São Paulo. Não é necessário fazer inscrição.
Dúvidas pelo e-mail editoria@arquivoestado.sp.gov.br.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.