Escola virtual do ICTP-SAIFR oferece treinamento a jovens pesquisadores em acesso, análise, visualização e publicação de dados. Inscrições até quarta-feira
Escola virtual do ICTP-SAIFR oferece treinamento a jovens pesquisadores em acesso, análise, visualização e publicação de dados. Inscrições até quarta-feira
Agência FAPESP – Estão abertas as inscrições para a CODATA-RDA School of Research Data Science, organizada pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) em parceria com o Núcleo de Computação Científica da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
A escola acontecerá de 9 de maio a 15 de julho de 2022, com o objetivo de fomentar as habilidades dos alunos em acesso, análise, visualização e publicação de dados. O treinamento oferecido pela escola CODATA-RDA é voltado para jovens pesquisadores. As habilidades ensinadas também serão úteis para bibliotecários e outros membros de grupos de pesquisa, como analistas e administradores de dados.
Para a realização das atividades dos dez temas que compõem a escola, é esperado que os participantes completem as atividades de cada bloco em uma semana. O conteúdo será dado em palestras por vídeos e apresentações em slides. As atividades acontecerão de modo simultâneo com a escola CODATA-RDA da África do Sul e a maioria dos materiais e sessões ao vivo serão conjuntas. Além disso, ambas as escolas utilizarão a mesma infraestrutura para compartilhamento de conteúdo e sessões de perguntas e respostas.
Serão aceitos candidatos de todas as disciplinas e áreas do conhecimento, como das áreas de biológicas e das ciências sociais. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até esta quarta-feira (20/04), pelo site do ICTP-SAIFR.
A lista dos candidatos aceitos será divulgada no dia 26 de abril. Eles receberão o link de transmissão das atividades.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e sede no Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Mais informações: www.ictp-saifr.org/codata-rda22/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.