Instituto de Estudos Avançados da USP em Ribeirão Preto terá palestra sobre as contribuições de Santos Dumont ao voo humano e outras invenções
Instituto de Estudos Avançados da USP em Ribeirão Preto terá palestra sobre as contribuições de Santos Dumont ao voo humano e outras invenções
Agência FAPESP – O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), receberá, no dia 12 de novembro, às 14h30, Henrique Lins de Barros, que apresentará a palestra “Santos Dumont: Cientista e Inventor”.
Biofísico, pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Barros foi secretário-geral da Sociedade Brasileira de Física (1987-89) e diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins (1992-2000).
Barros é autor de Santos Dumont: o homem voa! (Contraponto, 2000) e roteirizou o documentário longa-metragem Santos Dumont, o homem pode voar, de Nelson Hoineff.
O evento, gratuito, ocorrerá no Anfiteatro Dr. Ivo Torres, Bloco A, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP Ribeirão Preto (FEA-RP), Avenida Bandeirantes, 3900, Bairro Monte Alegre, Ribeirão Preto-SP.
Barros discorrerá sobre a solução dada por Santos Dumont (1873-1932) a dois problemas centrais do voo humano, a dirigibilidade de balões (1901) e o voo completo de um avião (1906), feitos que só foram possíveis devido às inovações que ele propôs: novos materiais, desenvolvimento de motores, estudos da estabilidade e aerodinâmica.
A palestra apresentará também uma síntese dos cerca de 20 inventos realizados por Santos Dumont no curto período de dez anos
Inscrições: www.iearp.blogspot.com.br/2012/11/santos-dumont-cientista-e-inventor.html
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.