Em encontro da USP, que contará com a presença de três convidados, será apresentado o projeto que reúne obras de autoria ou em línguas indígenas
Em encontro da USP, que contará com a presença de três convidados, será apresentado o projeto que reúne obras de autoria ou em línguas indígenas
Agência FAPESP – A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da Universidade de São Paulo (BBM-USP) receberá a “Roda de conversa: Livros da Floresta” na segunda-feira (22/09), em São Paulo.
O evento apresentará o projeto de mesmo nome e promoverá uma discussão sobre as relações entre os mundos indígenas e o livro como forma de expressão.
O projeto “Livros da Floresta”, realizado pela equipe de Mediação Cultural da Biblioteca, busca reunir obras de autoria indígena e/ou em língua indígena publicadas no Brasil e em países vizinhos. A coleção conta, atualmente, com mais de 240 livros e muitas dezenas de autores, povos e línguas indígenas.
A proposta da roda de conversa é discutir questões como a expressão de repertórios verbais ameríndios por meio dos livros e suas possibilidades de leitura e as reflexões dos indígenas acerca da escrita, da autoria e do livro como tecnologia de memória. Além disso, o evento busca pensar sobre como ocorrem os processos de tradução e mediação entre mundos diversos, condicionados pela chegada de livros às comunidades indígenas e pela chegada das comunidades indígenas aos não indígenas por meio dos livros.
O encontro contará com uma apresentação sobre os Livros da Floresta e com uma roda de conversa composta pelo idealizador do projeto e três convidados: a antropóloga Betty Mindlin, Robson Dionísio Doles Marubo, professor, pajé e liderança do povo marubo do alto rio Ituí, e Pedro Cesarino, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP).
O evento é aberto ao público e não precisa de inscrição prévia. A roda de conversa acontecerá às 14 horas, na Sala Villa-Lobos da BBM, que fica na rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: https://tinyurl.com/5ymp7ecs.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.