Robôs que escrevem em tempos de desinformação
09 de outubro de 2023

Fórum da Unicamp discutirá as mudanças provocadas pela inteligência artificial e os impactos no jornalismo e na educação

Robôs que escrevem em tempos de desinformação

Fórum da Unicamp discutirá as mudanças provocadas pela inteligência artificial e os impactos no jornalismo e na educação

09 de outubro de 2023

 

Agência FAPESP – Os avanços e desafios da inteligência artificial (IA) serão temas para debate durante o Fórum Permanente “Robôs que escrevem em tempos de desinformação: os impactos no jornalismo e na educação”, evento que será promovido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 24 de outubro.

Serão duas conferências e duas mesas-redondas. Na abertura, Lucia Santaella, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), falará sobre “Fake news e deep fakes: pós-inteligência artificial generativa”. Em seguida, haverá lançamento de livros dos participantes e a mesa-redonda “O que ainda nos faz humanos: entre educação, comunicação e direitos”, com a participação de Alexandre Le Voici Sayad, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e Cristian Perrone, da ONG ITS, do Rio de Janeiro.

“Algoritmos da Desinformação?” é o tema da mesa-redonda da tarde, que contará com a participação de Marcos Augusto Borges, presidente da Univesp, pesquisador da Faculdade de Tecnologia de Limeira da Unicamp, e André Kazuo Takahata, da Universidade Federal do ABC (UFABC).

A conferência de encerramento ficará a cargo de Carla Gonçalves da Silva, do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) São Paulo, que falará sobre “Quem tem medo da Inteligência Artificial na Educação? Precisamos falar sobre isso!”.

O público interessado deve se inscrever pelo site da Unicamp. O evento é gratuito e acontecerá das 9h às 17h, no Centro de Convenções, av. Érico Veríssimo, 500, Cidade Universitária, Campinas, SP.

Mais informações: https://tinyurl.com/3wjspvpv.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.