Fundação da Casa de Mateus e Unesp organizam simpósio on-line para marcar os 300 anos do nascimento de D. Luís António de Sousa Botelho Mourão, nobre português que governou a capitania de São Paulo no século 18
Fundação da Casa de Mateus e Unesp organizam simpósio on-line para marcar os 300 anos do nascimento de D. Luís António de Sousa Botelho Mourão, nobre português que governou a capitania de São Paulo no século 18
Agência FAPESP – Para marcar os 300 anos do nascimento de D. Luís António de Sousa Botelho Mourão, 4º Morgado de Mateus – nobre português que governou a capitania de São Paulo no século 18 – a Fundação da Casa de Mateus e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) realizam, no dia 7 de dezembro, o colóquio on-line "Revisitar e inovar: acervos e novas frentes de pesquisa sobre o período do governo do Morgado de Mateus no Brasil Meridional (1765-1775)".
O evento está vinculado a dois projetos financiados pela FAPESP: "Conhecimento da bacia hídrica dos sertões do Tibagi e diplomacia na formação dos limites meridionais do Brasil, 1768-1773" e "Ciência colaborativa: jesuítas, índios e sertanistas na cartografia das fronteiras dos impérios ibéricos na América do Sul (séc. XVIII)".
Será composto de mesas de discussão sobre os acervos, novas possibilidades de pesquisa e os trabalhos mais recentes. Serão abordados temas como cultura visual, cartografia, cultura material e ilustração do século 18, organização de acervos documentais escritos e visuais, entre outros.
As inscrições devem ser feitas até hoje (30/11), pelo site da Unesp. As atividades acontecerão a partir das 8 horas, em link que será fornecido aos inscritos.
Mais informações: https://bit.ly/3FWgBgt.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.