Respostas da Mata Atlântica às mudanças climáticas
09 de setembro de 2025

Evento na Esalq-USP, em Piracicaba, reunirá pesquisadores brasileiros e franceses das áreas de ecologia, palinotaxonomia e paleoecologia

Respostas da Mata Atlântica às mudanças climáticas

Evento na Esalq-USP, em Piracicaba, reunirá pesquisadores brasileiros e franceses das áreas de ecologia, palinotaxonomia e paleoecologia

09 de setembro de 2025

 

Agência FAPESP – A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP) receberá o encontro “Respostas da Mata Atlântica às mudanças climáticas” nos dias 17 e 18 de setembro, em Piracicaba.

O encontro reunirá pesquisadores brasileiros e franceses das áreas de ecologia, palinotaxonomia e paleoecologia, com foco no diálogo entre estudos de mudanças climáticas a partir de fósseis de pólen e recentes dados de inventários ecológicos.

Com o objetivo de incentivar colaborações científicas interdisciplinares, identificar temas prioritários e construir projetos de pesquisa voltados à conservação da Mata Atlântica, a programação inclui palestras na língua portuguesa e inglesa com pesquisadores do Brasil e da França, mesa-redonda sobre oportunidades e desafios da pesquisa interdisciplinar e minicurso sobre reconstruções climáticas com o programa Certification Equivalency Recognition Programme (CREST).

Com inscrições gratuitas, o evento integra a programação da Semana Franco-Uspiana 2025. Os interessados devem se inscrever pela página do evento na plataforma Doity.

As atividades serão realizadas no Anfiteatro da Fisiologia (Pavilhão de Horticultura), no dia 17, e no Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal (LERF), no dia 18. O endereço do Anfiteatro da Fisiologia e do LERF é av. Pádua Dias, 11, Agronomia, Piracicaba, SP.

Mais informações: https://doity.com.br/respostas-de-mata-atlantica-as-mudancas-climaticas.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.