Respostas comunitárias à COVID-19: experiências de Alemanha, Brasil, Canadá e Peru
02 de outubro de 2023

Evento híbrido será realizado no Auditório João Yunes da FSP-USP, entre 9h e 17h30

Respostas comunitárias à COVID-19: experiências de Alemanha, Brasil, Canadá e Peru

Evento híbrido será realizado no Auditório João Yunes da FSP-USP, entre 9h e 17h30

02 de outubro de 2023

 

Agência FAPESP – O Centro de Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa) da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) realiza amanhã (03/10) um evento híbrido intitulado “Respostas comunitárias à COVID-19: experiências de Alemanha, Brasil, Canadá e Peru”.

O objetivo é apresentar um projeto internacional de pesquisa intitulado “A mobilização social como alavanca de policymaking? A descentralização durante a COVID-19 (SMAPL)”, realizado por meio de parceria entre as universidades de São Paulo, Toronto (Canadá), Giessen (Alemanha) e Cayetano Heredia (Peru) e apoiado pela FAPESP no âmbito da Chamada de Propostas da Plataforma Transatlântica (T-AP) lançada em 2021.

Entre as maiores lições da pandemia, está a importância das respostas de comunidades periféricas que, no mundo inteiro, resistiram ao avanço da doença de diferentes formas. O objetivo do projeto é estudar essas respostas com base em seis comunidades (situadas no Complexo de Paraisópolis, no Brasil; sudoeste de Ontário e Montreal, no Canadá; Giessen e Bochum, na Alemanha, e região do Amazonas, no Peru) que abrigam populações consideráveis de migrantes, grupos racializados e indígenas, além de pessoas de baixa renda, que por meio do ativismo buscaram preencher lacunas nas respostas governamentais.

A programação pode ser conferida na página do evento, que será realizado no Auditório João Yunes da FSP-USP, entre 9h e 17h30. O endereço é Av. Dr. Arnaldo, 715 - Cerqueira César, São Paulo (SP). Serão emitidos certificados aos presentes.

Para informações e inscrições acesse: acesse.one/3xkbZ.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.