Evento gratuito do ICTP-SAIFR integra programa de atividades para pesquisadores em tecnologias quânticas
Evento gratuito do ICTP-SAIFR integra programa de atividades para pesquisadores em tecnologias quânticas
Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) está organizando mais uma edição do Research Group Meetings on Quantum Technologies amanhã (28/11), em São Paulo.
O encontro em inglês reunirá a comunidade de São Paulo que trabalha nas áreas relacionadas a tecnologias quânticas, informação quântica e computação quântica. O tema da atual edição será a infraestrutura crítica para construção de dispositivos quânticos.
O encontro terá palestras de Gustavo Wiederhecker, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com uma introdução ao tema; Rodrigo Capaz, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sobre microfabricação; Felix Hernandez, da Universidade de São Paulo (USP), sobre criogenia; Newton Frateschi, da Unicamp, sobre plataformas de testes de dispositivos; Eduardo Mobilon, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações; Paulo Nussenzveig, da USP, sobre o papel das instituições em redes quânticas; e Marcelo Nalin, do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), sobre o Programa de Equipamentos Multiusuários (EMU) da FAPESP.
Haverá também mesas-redondas sobre fábricas, plataformas de testes e criogenia. O objetivo principal é explorar as sinergias entre diferentes grupos e entre pesquisadores experimentais e teóricos.
A entrada é gratuita e não é preciso realizar inscrição.
O evento será realizado no Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, que fica na rua Jornalista Aloysio Biondi, 120, Bloco II, Barra Funda, São Paulo. O conteúdo desse evento será gravado e disponibilizado no canal do ICTP-SAIFR no YouTube.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e tem sede no IFT-Unesp.
Mais informações: www.ictp-saifr.org/quantum_technologies/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.