ICTP-SAIFR reúne pesquisadores que trabalham em áreas relacionadas às tecnologias e computação quânticas
ICTP-SAIFR reúne pesquisadores que trabalham em áreas relacionadas às tecnologias e computação quânticas
Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) promove amanhã (20/02) mais uma edição do Research Group Meetings on Quantum Technologies, que reunirá pesquisadores que trabalham nas áreas relacionadas às tecnologias e computação quânticas.
O evento será no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), na cidade de São Paulo. Haverá palestras de Daniel Varela Magalhães, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), sobre sensoriamento quântico com átomos; de Carmen Maia Gilardoni, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), sobre sensoriamento quântico com defeitos em sólidos; e de José Inácio da Costa Filho, da Faculdade de Medicina Harvard (Estados Unidos), sobre microscopia de super-resolução de inspiração quântica.
Também haverá uma mesa-redonda com João Paulo Sinnecker, do CBPF, que falará sobre dispositivos supercondutores; Luís Gustavo Marcassa, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), que apresentará sensores quânticos com átomos de Rydberg; e Philippe Courteille, do IFSC-USP, que discutirá gravimetria de onda-matéria.
A entrada é gratuita e não requer inscrição, mas interessados podem se registrar para apresentar trabalho na forma de pôster. O conteúdo desse evento será gravado e disponibilizado no canal do ICTP-SAIFR no YouTube.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e tem sede no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).
Mais informações: https://www.ictp-saifr.org/quantum_technologies/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.