Professor titular, foi diretor da FEA-Unicamp e coordenador associado do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alimentação (foto: Unicamp)
Antonio José de Almeida Meirelles ocupará a vaga de Ronaldo Aloise Pilli
Antonio José de Almeida Meirelles ocupará a vaga de Ronaldo Aloise Pilli
Professor titular, foi diretor da FEA-Unicamp e coordenador associado do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alimentação (foto: Unicamp)
Agência FAPESP – O governador Tarcísio de Freitas nomeou Antonio José de Almeida Meirelles, reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), membro do Conselho Superior da FAPESP para um mandato de seis anos. Ele ocupará a vaga de Ronaldo Aloise Pilli, cujo mandato se encerrou na última sexta-feira (12/07). O decreto de nomeação foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo na quinta-feira (11/07).
Graduado pela Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA-Unicamp), onde também cursou o mestrado, Meirelles fez doutorado (1987) em engenharia de processos térmicos na Technische Hochschule Merseburg, hoje parte da Martin Luther University Halle-Wittenberg, na Alemanha, e em ciências econômicas (1997) no Instituto de Economia (IE) da Unicamp.
Professor titular, foi diretor da FEA-Unicamp e coordenador associado do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alimentação (Nepa).
Suas pesquisas em engenharia concentram-se nas áreas de bioenergia, biorrefinarias e processos de purificação de produtos alimentícios e agroindustriais. A tecnologia desenvolvida como parte de seu doutorado no exterior rendeu-lhe o Prêmio Jovem Cientista de 1989, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e é responsável atualmente por cerca de 30% da produção brasileira de álcool anidro. Em economia, seus principais temas de estudo são teoria monetária e desenvolvimento de modelos macroeconômicos.
Meirelles ocupa o cargo de reitor da Unicamp desde 19 de abril de 2021.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.