Curso gratuito será oferecido pelo Centro de Estudos da Metrópole e a Fundação Tide Setubal
Curso gratuito será oferecido pelo Centro de Estudos da Metrópole e a Fundação Tide Setubal
Agência FAPESP – O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e a Fundação Tide Setubal vão oferecer, entre a próxima quarta (14/05) e sexta-feira (16/05), o curso “Regionalização dos PPAs Municipais – Planejar para combater as desigualdades territoriais”.
O CEM é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP com sedes na Universidade de São Paulo (USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).
O curso visa capacitar profissionais em gestão pública e técnicos das áreas de planejamento orçamentário e urbano de municípios de grande porte para elaborar e regionalizar tais peças orçamentárias.
Os tópicos principais incluem: promover a equidade na alocação de recursos, priorizando regiões e grupos sociais mais vulneráveis; fortalecer o planejamento integrado, articulando políticas setoriais com as demandas locais; aumentar a transparência dos processos orçamentários, assegurando acesso à informação do planejamento e execução orçamentária de forma regionalizada; e incentivar a governança colaborativa e a participação social, envolvendo atores locais na construção de Planos Plurianuais mais inclusivos e eficazes.
As aulas terão também espaços para debates e reflexões críticas e oficinas práticas de construção coletiva, nas quais as pessoas participantes poderão trabalhar em casos reais com base em seus respectivos municípios de origem.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por formulário on-line. A seleção dará preferência a gestoras e gestores negras e negros.
O curso vai das 9h às 17h, na Fundação Tide Setubal, instalada na rua Jerônimo da Veiga, 164, 13º andar, Jardim Europa, São Paulo.
Mais informações: https://tinyurl.com/ynffvdur.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.