Seminário no IEA-USP discutirá divisão do conhecimento em Exatas, Biológicas e Humanas. Haverá transmissão pela internet
Seminário no IEA-USP discutirá divisão do conhecimento em Exatas, Biológicas e Humanas. Haverá transmissão pela internet
Agência FAPESP – O seminário (Re)discussão Sobre as Grandes Áreas do Conhecimento ocorrerá no dia 13 de abril de 2018, às 14 horas, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em São Paulo.
A divisão do conhecimento em três grandes áreas (Exatas, Biológicas e Humanas) será tema do encontro, que pretende questionar tal separação e propor um novo formato para ser utilizado nas universidades brasileiras.
O seminário discutirá as essências das ciências da natureza, dos estudos culturais e dos conhecimentos artísticos. Da primeira área, serão consideradas a Física, a Química e a Biologia, bem como demais grandes áreas, desde a Engenharia até as Ciências Médicas.
Dos estudos culturais, serão discutidos a datação e o relativismo próprio dos estudos antropológico-sociológicos envolvendo as culturas humanas. E, por fim, dos conhecimentos artísticos serão debatidas a poíesis, práxis e teoria das artes.
Flávio Alicino Bockmann (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – FFCLRP-USP), Fritz Cavalcante Huguenin (FFCLRP-USP), Martin Grossmann (IEA-USP) e Tito José Bonagamba (Instituto de Física de São Carlos da USP) são alguns dos palestrantes confirmados.
O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia, e será realizado às 14 horas, na Sala Alfredo Bosi do IEA (rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo).
Haverá transmissão ao vivo no site do IEA.
Mais informações: https://goo.gl/tFnCB7.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.