Workshop abordará reação, conhecida por "câncer do concreto", que gera risco estrutural pela expansão e fissura do concreto. Dia 9 de maio, no IPT, em São Paulo
Workshop abordará reação, conhecida por "câncer do concreto", que gera risco estrutural pela expansão e fissura do concreto. Dia 9 de maio, no IPT, em São Paulo
Conhecido por "câncer do concreto", a reação álcali-agregado é uma reação, na maior parte das vezes, entre álcalis (sódio) e potássio, que pode ser desencadeada em função da umidade ambiental. Esse tipo de reação expande e fissura o concreto, levando ao seu enfraquecimento e conseqüentes riscos estruturais.
Segundo a organização do evento, até a o final do século passado a reação álcali-agregado era considerada, no Brasil, como um problema que afetava grandes obras de infra-estrutura, como barragens e pontes, sem relevância para as obras civis, como edifícios comerciais ou residenciais. Essa visão mudou quando vários casos foram verificados nas últimas décadas no país.
O evento, que ocorrerá das 8h30 às 18 horas, contará com a participação do professor António Manoel dos Santos Silva, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, de Portugal.
Mais informações: quitete@ipt.br ou quarciva@ipt.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.