Evento virtual vai apresentar amanhã as perspectivas científicas e de desenvolvimento tecnológico na área de engenharia quântica
Evento virtual vai apresentar amanhã as perspectivas científicas e de desenvolvimento tecnológico na área de engenharia quântica
Agência FAPESP – Desde o segundo semestre de 2020, um grupo de pesquisadores do Estado de São Paulo vem trabalhando para elaborar uma proposta de programa em Iniciativas Quânticas. Na continuação desse projeto, a comunidade Quantum Information Technologies (QuInTEC) realizará amanhã (09/09), de forma remota, o QuInTec Quantum Engineering Workshop.
O evento é voltado para o público das engenharias, ciência da computação, física, matemática e afins, com objetivo de apresentar as perspectivas científicas e de desenvolvimento tecnológico na área de engenharia quântica.
A programação do workshop apresenta uma sessão inteira com agentes do setor privado, incluindo empresas como IBM, Itaú e Microsoft, que já confirmaram a participação e pretendem compartilhar suas visões, interesses e atuações no estabelecimento da segunda revolução das tecnologias quânticas.
O encontro, que será aberto por Luiz Eugênio Mello, diretor científico da FAPESP, contará com a participação de Paulo Nussenzveig, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) e líder do QuInTec Group; Enrique Vargas, da IBM; Waldemir Cambiucci, da Microsoft São Paulo; Samuraí Brito, do Itaú-Unibanco; Dario Thober, do Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun; João Basso, do Google, entre outros.
Serão discutidos os cenários internacional e paulista para a implementação de diversas linhas de atuação acadêmica e tecnológica do quantum 2.0.
Por fim, haverá um fórum de discussão aberto a todos participantes, para colher as impressões e os anseios dos possíveis beneficiários do programa.
As inscrições podem ser feitas por formulário on-line. As atividades serão transmitidas das 8h30 às 18 horas, em link que os inscritos receberão.
Mais informações: https://bit.ly/3zClzMz.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.