Palestra da série “Física em Casa” mostrará os resultados da análise cosmológica conduzida ao longo de três anos no âmbito da colaboração Dark Energy Survey
Palestra da série “Física em Casa” mostrará os resultados da análise cosmológica conduzida ao longo de três anos no âmbito da colaboração Dark Energy Survey
Agência FAPESP – Uma edição especial da série “Física em Casa”, organizada pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR), será realizada hoje (27/05) e abordará o tema “Qual o melhor modelo do Universo?”.
No evento, o físico Rogério Rosenfeld, vice-diretor do ICTT-SAIFR, apresentará os resultados da análise cosmológica de três anos de dados da colaboração Dark Energy Survey que, em conjunto com outras observações, resultam na análise mais precisa sobre a evolução do Universo.
O Dark Energy Survey é uma colaboração internacional com mais de 400 cientistas de mais de 25 instituições no Brasil, Estados Unidos, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Suíça e Austrália, que tem como principal objetivo compreender a energia escura, responsável pela aceleração do Universo.
A série “Física em Casa” é uma iniciativa de divulgação científica do ICTP-SAIFR no período de isolamento. Um físico convidado aborda uma área da física de maneira acessível ao público geral, com espaço reservado para perguntas e interação com os espectadores.
Os encontros são quinzenais, ocorrem sempre às quintas-feiras, 19 horas, e são transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube SAIFR Divulga.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas com apoio da FAPESP e sede no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).
Mais informações: http://outreach.ictp-saifr.org/fisica-em-casa/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.