Propriedades Ópticas de Aerossóis: de Cinzas de Vulcão a Poeira do Deserto
24 de novembro de 2016

Brasileira pesquisadora da Nasa e da University of Maryland será palestrante no IFUSP

Propriedades Ópticas de Aerossóis: de Cinzas de Vulcão a Poeira do Deserto

Brasileira pesquisadora da Nasa e da University of Maryland será palestrante no IFUSP

24 de novembro de 2016

 

Agência FAPESP – “Propriedades Ópticas de Aerossóis: de Cinzas de Vulcão a Poeira do Deserto” será o tema da palestra de Adriana Rocha Lima, da Nasa, a agência espacial norte-americana, dia 25 de novembro de 2016 no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP).

Rocha Lima é pesquisadora na University of Maryland e pesquisadora associada no Atmospheric Chemistry and Dynamics Laboratory do Goddard Space Flight Center.

A atmosfera da Terra contém uma grande variedade de partículas em suspensão chamadas aerossóis. Em média, em torno de 200 toneladas de partículas com origem natural ou antropogênica são injetadas a cada segundo em nossa atmosfera. A interação da luz solar com essas partículas afeta o balanço de energia e a dinâmica da atmosfera.

Segundo Rocha Lima, para ajudar a entender como essas partículas interagem com a radiação solar e seus diferentes processos na atmosfera, medições in situ e no laboratório das propriedades ópticas de aerossóis são necessárias.

Na palestra, a pesquisadora falará sobre resultados de estudos que tem realizado, como sobre o índice de refração, “uma importante propriedade óptica do material necessária para descrever a quantidade de luz absorvida e espalhada pelas partículas”.

“Irei apresentar resultados recentes de medições de índice de refração de alguns materiais, em especial cinzas de vulcões e poeira de deserto. Entender os efeitos dos aerossóis na atmosfera em uma escala global requer um amplo conhecimento dos fenômenos de emissão, transporte e remoção dessas partículas. Para isso complexos modelos numéricos vêm sendo desenvolvidos para auxiliar a compreensão do papel dos aerossóis em diferentes processos atmosféricos. Nesse seminário irei apresentar alguns exemplos de simulações globais da distribuição dos aerossóis com o modelo GEOS-5 (Goddard Earth Observing System Model)”, disse.

Rocha Lima obteve o título de bacharel e mestre em Física pelo IFUSP em 2005 e 2008, respectivamente. Em 2015, obteve o doutoramento em Física Atmosférica pela University of Maryland.

A palestra ocorrerá às 10h no Edifício Basílio Jafet, sala 105.

Mais informações: http://portal.if.usp.br/ifusp/pt-br/evento/semin%C3%A1rio-da-fap-com-dra-adriana-lima-gfsc-nasa
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.