No Instituto de Química da Unicamp, bolsistas participarão de pesquisa sobre tecnologias voltadas à síntese química sustentável (foto: Freepik)
No Instituto de Química da Unicamp, bolsistas participarão de pesquisa sobre tecnologias voltadas à síntese química sustentável
No Instituto de Química da Unicamp, bolsistas participarão de pesquisa sobre tecnologias voltadas à síntese química sustentável
No Instituto de Química da Unicamp, bolsistas participarão de pesquisa sobre tecnologias voltadas à síntese química sustentável (foto: Freepik)
Agência FAPESP – O projeto “Tecnologias facilitadoras para a síntese química sustentável de moléculas plataforma, novas entidades químicas e compostos bioativos”, desenvolvido no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (IQ-Unicamp), dispõe de duas oportunidades com bolsa da FAPESP – uma de mestrado e outra de jornalismo científico nível dois (JC-2). As inscrições terminam no domingo (30/04).
O mestrando será orientado pelo professor “ Júlio Cezar Pastre e participará do desenvolvimento de metodologias para a síntese de compostos com alto valor agregado para a indústria química, obtidos de fontes renováveis com auxílio de novas tecnologias.
O candidato deve ter boa formação em química orgânica. Atividades anteriores de pesquisa (iniciação científica) são desejáveis, além de excelente desempenho acadêmico ao longo da graduação.
Interessados devem enviar os seguintes documentos (arquivos pdf) para o e-mail jpastre@unicamp.br: histórico escolar completo na graduação (em química, farmácia ou engenharia química); currículo Lattes (máximo de duas páginas) incluindo formação acadêmica e evidenciando as atividades desenvolvidas ao longo da graduação (iniciação científica, estágios, trabalhos em congressos, artigos científicos e domínio de línguas); contato de duas referências; cartas de apresentação e de motivação. No assunto da mensagem deverá constar: “Mestrado + Nome”.
Já a vaga de Jornalismo Científico (JC-II) é para acompanhamento, registro e difusão dos trabalhos de pesquisa do grupo. As atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista serão ajustadas de acordo com sua formação, preferências e habilidades. Algumas dessas atividades serão a redação de notas e artigos para a divulgação dos trabalhos do grupo, realização/tratamento/edição de fotografias de trabalhos e eventos, confecção de peças gráficas para materiais de divulgação, redes sociais etc.
Podem se candidatar graduados que estejam cursando especialização em jornalismo científico.
Interessados devem enviar os seguintes documentos (arquivos pdf) para o e-mail jpastre@unicamp.br: histórico escolar completo na graduação; currículo incluindo formação acadêmica e atividades relacionadas à divulgação científica; e cartas de apresentação (de uma página) e de motivação para a vaga pretendida. Colocar no campo assunto: JC-II + Nome.
Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/5909 e www.fapesp.br/oportunidades/5912.
Os requisitos e benefícios da bolsa mestrado da FAPESP estão disponíveis no site www.fapesp.br/bolsas/ms.
O valor da Bolsa JC-2 é de R$ 2.349,60 mensais. As bolsas JC-2 são reservadas para candidatos que tenham concluído o nível superior.
Mais informações sobre a Bolsa de Jornalismo Científico da FAPESP estão disponíveis em: www.fapesp.br/9826.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.