Programação cultural do Museu Republicano de Itu
13 de novembro de 2025

Museu da USP em Itu oferece programação gratuita para celebrar a proclamação da República. Haverá exposição, concerto e lançamento de livro

Programação cultural do Museu Republicano de Itu

Museu da USP em Itu oferece programação gratuita para celebrar a proclamação da República. Haverá exposição, concerto e lançamento de livro

13 de novembro de 2025

 

Agência FAPESP – Ao longo do mês de novembro, o Museu Republicano de Itu da Universidade de São Paulo (USP) promoverá uma programação especial com atividades gratuitas e abertas ao público.

Neste sábado (15/11), às 10 horas, acontecerá a abertura da exposição “A República em Cena: 100 anos da Coleção Prudente de Moraes”. A mostra marca o centenário da chegada do acervo do primeiro civil a ser eleito presidente do Brasil ao museu. No mesmo dia, às 14 horas, acontece no Centro de Estudos o lançamento do livro Edgard Carone e a República em Capítulos, organizado por Fabiana Marchetti e Felipe Castilho.

Em 28 de novembro, às 19h30, o público é convidado para o concerto “Lindo é o Nosso Amor”, com o músico e compositor João Luiz. O músico apresenta pela primeira vez seu novo trabalho autoral.

Encerrando a programação, em 29 de novembro, às 10 horas, haverá a atividade educativa “Contação de história: As lendas do Rio Tietê”. A atividade é inspirada na exposição em cartaz “Viagens fluviais: homens e canoas na rota das monções”, que apresenta aspectos das expedições que se realizaram entre Porto Feliz (São Paulo) e Cuiabá (Mato Grosso) pelos rios nos séculos 18 e 19.

Todos os eventos têm entrada gratuita e serão realizados no Museu Republicano de Itu e no Centro de Estudos do Museu Republicano, ambos situados no centro histórico da Estância Turística de Itu, cujo endereço é rua Barão do Itaim, Centro, Itu, SP.

Mais informações: www.instagram.com/p/DQ1qgH3DXvo/ e https://museurepublicano.usp.br/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.