Além de informações sobre os 17 CEPIDs atualmente apoiados, as páginas também trazem notícias com resultados de pesquisas e oportunidades de bolsas (imagem: reprodução)
Além de informações sobre os 17 CEPIDs atualmente apoiados, as páginas também trazem notícias com resultados de pesquisas e oportunidades de bolsas
Além de informações sobre os 17 CEPIDs atualmente apoiados, as páginas também trazem notícias com resultados de pesquisas e oportunidades de bolsas
Além de informações sobre os 17 CEPIDs atualmente apoiados, as páginas também trazem notícias com resultados de pesquisas e oportunidades de bolsas (imagem: reprodução)
Agência FAPESP – A FAPESP lançou um novo site para o Programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), voltado a apoiar pesquisas de longo prazo para o avanço do conhecimento.
O site reúne informações sobre os 17 centros que atualmente integram o programa e desenvolvem estudos em temas que incluem: alimentos e nutrição; vidros e cerâmicas; materiais funcionais; neurociência e neurotecnologia; doenças inflamatórias; biodiversidade e descoberta de novas drogas; toxinas, resposta imune e sinalização celular; neuromatemática; ciências matemáticas aplicadas à indústria; obesidade e doenças associadas; terapia celular; estudos metropolitanos; genoma humano e células-tronco; engenharia computacional; processos oxidantes e antioxidantes em biomedicina; violência; e óptica, biofotônica, física atômica e molecular.
O site, em português e inglês, tem páginas para cada um dos centros, com notícias de resultados de pesquisas publicadas pela Agência FAPESP. Tem também oportunidades de bolsas oferecidas pelos CEPIDs.
Outra novidade são links para as páginas de cada CEPID na Biblioteca Virtual da FAPESP, que apresentam links para publicações científicas, notícias e projetos de pesquisa conduzidos em cada centro.
O novo site tem ainda links para milhares de notícias sobre os CEPIDs publicadas em veículos de diversos países e reunidas no site FAPESP Na Mídia.
"Os CEPIDs modernizaram as atividades de pesquisa no Estado de São Paulo em alguns aspectos muito importantes, principalmente em relação aos impactos. Seus resultados de pesquisa têm maior integração e visibilidade internacional, com resultados em inovação e difusão para engajamento da sociedade. O novo site permite explorar de maneira mais ágil todos esses resultados”, disse Roberto Marcondes Cesar, coordenador do programa.
Os Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão representam um programa iniciado pela FAPESP em 2000. Na primeira chamada foram aprovados 11 projetos, que receberam financiamento até 2013. Em 2011, foi anunciada uma segunda chamada de propostas, que deu origem aos 17 CEPIDs atualmente apoiados. Em 2021, a FAPESP anunciou um calendário de chamadas anuais para a contratação dos novos centros.
O novo site está disponível em: cepid.fapesp.br.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.