Prêmio Finep 2005 tem ganhadores
08 de dezembro de 2005

Parque de Desenvolvimento Tecnológico do Ceará, UFSC, Ouro Fino, Braskem, Pctel, Bosch e Kentaro Takaoka são os vencedores da etapa nacional da premiação

Prêmio Finep 2005 tem ganhadores

Parque de Desenvolvimento Tecnológico do Ceará, UFSC, Ouro Fino, Braskem, Pctel, Bosch e Kentaro Takaoka são os vencedores da etapa nacional da premiação

08 de dezembro de 2005

 

Agência FAPESP - A Financiadora de Estudos e Projetos entregou os troféus aos vencedores da Etapa Nacional do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2005. A cerimônia, com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, foi realizada na terça-feira (6/11), no Palácio do Planalto, em Brasília.

Participaram da disputa pela etapa nacional 29 empresas e instituições de pesquisa premiadas nas cinco etapas regionais. Os ganhadores são: Ouro Fino (na categoria Grande Empresa), Braskem (Processo), Pctel (Pequena Empresa), Parque de Desenvolvimento Tecnológico do Ceará (Instituição de C&T), Universidade Federal de Santa Catarina (Inovação Social), Bosch (Produto) e Kentaro Takaoka, médico anestesista e criador do ventilador pulmonar mecânico, na categoria Inventor Inovador.

Segundo a Finep, além da categoria Inventor Inovador, outra novidade da premiação foi a instituição do Troféu José Pelúcio Ferreira, homenagem ao segundo presidente da Finep e concedido a personalidades de uma área estratégica do setor de ciência e tecnologia.

Receberam o troféu três especialistas de destaque na área de biodiesel: Expedito José de Sá Parente, professor da Universidade Federal do Ceará, Donato Alexandre Gomes Aranda, professor da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Artur Augusto Alves, da Soyminas.

Também foram concedidas menções honrosas à Nexxera, na categoria Média/Grande Empresa, à Automat, em Pequena Empresa, à Pele Nova Biotecnologia, em Produto, à Biocampo, em Processo, à Fundação Certi, em Instituição de C&T, e ao Centro de Tecnologia Mineral, na categoria Inovação Social.

Além dos troféus, os vencedores receberam prêmios. A ganhadora da categoria Pequena Empresa levou um computador notebook do Sebrae Nacional e uma bolsa de estudo integral do Instituto Coppead de Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Os demais receberam bolsas de desenvolvimento científico e tecnológico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também foram convidados pelo British Council a participar do Workshop de Inovação Tecnológica, com consultores do Reino Unido.

Outra patrocinadora do Prêmio Finep, a Petrobras, concedeu às empresas e instituições vencedoras bolsas de estudo para curso MBA, a ser realizado no Rio de Janeiro, além de visitas às instalações operacionais na Unidade de Negócio da Bacia de Solimões, na Amazônia. Por fim, a Tavares Propriedade Intelectual ofereceu subsídio para depósito de pedido de patente ou registro de marca.

Mais informações: www.finep.gov.br.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.