Projeto na UFABC visa estudar a síntese e a caracterização de nanoestruturas peptídicas obtidas a partir de processos de auto-organização (imagem: Huang J./Wikimedia)

Pós-doutorado em materiais nanoestruturados com Bolsa da FAPESP
15 de janeiro de 2018

Projeto na UFABC visa estudar a síntese e a caracterização de nanoestruturas peptídicas obtidas a partir de processos de auto-organização

Pós-doutorado em materiais nanoestruturados com Bolsa da FAPESP

Projeto na UFABC visa estudar a síntese e a caracterização de nanoestruturas peptídicas obtidas a partir de processos de auto-organização

15 de janeiro de 2018

Projeto na UFABC visa estudar a síntese e a caracterização de nanoestruturas peptídicas obtidas a partir de processos de auto-organização (imagem: Huang J./Wikimedia)

 

Agência FAPESP – Uma oportunidade de pós-doutorado está disponível para o Projeto Temático "Interfaces em Materiais: Propriedades Eletrônicas, Magnéticas, Estruturais e de Transporte", na UFABC. O prazo de inscrição termina em 15 de março de 2018.

A proposta do trabalho é estudar a síntese e a caracterização de nanoestruturas peptídicas obtidas a partir de processos de auto-organização. Sequências peptídicas, do tipo bola-anfifílicos e lipopeptídicos, serão sintetizadas e caracterizadas por diferentes técnicas analíticas e espectroscópicas. O objetivo é a obtenção de diferentes organizações supramoleculares com diversas aplicações potenciais, especificamente em arquiteturas de transporte e/ou detecção.

Exigem-se para a vaga experiência prévia em pesquisa na área de síntese orgânica e/ou síntese de peptídeos (tanto em fase sólida como em fase líquida) e em caracterizações de nanomateriais por meio de técnicas espectroscópicas e microscópicas. O candidato deve ter publicações prévias na área e experiência internacional.

A inscrição deve ser feita por e-mail, para o professor supervisor do projeto, Wendel A. Alves (wendel.alves@ufabc.edu.br). Junto ao e-mail, devem ser anexados curriculum vitae, documento que comprove que o candidato é portador de título de doutor e pelo menos duas cartas de recomendação. É desejável que pelo menos uma das cartas seja proveniente de pesquisador estrangeiro que tenha trabalhado com o candidato.

A avaliação das propostas considerará os seguintes aspectos: histórico de pesquisa do candidato e análise das cartas de recomendação recebidas. No que se refere à análise curricular, não será considerado somente o número de publicações do candidato, mas também sua qualidade e relevância. Além disso, os candidatos serão convocados para uma entrevista presencial ou on-line com o supervisor, para avaliar aderência das áreas de experiência do candidato aos temas de pesquisa relacionados ao projeto.

O Projeto Temático é coordenado pelo professor Adalberto Fazzio, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1892.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.