São oferecidas quatro vagas em Projeto Temático que pretende traçar uma história transnacional da educação a partir do ano 1810; prazo de inscrição vai até 31 de outubro (Escola Normal de São Paulo, na Praça da República, em 1900; foto: Guilherme Gaensly / Wikimedia Commons)
São oferecidas quatro vagas em Projeto Temático que pretende traçar uma história transnacional da educação a partir do ano 1810; prazo de inscrição vai até 31 de outubro
São oferecidas quatro vagas em Projeto Temático que pretende traçar uma história transnacional da educação a partir do ano 1810; prazo de inscrição vai até 31 de outubro
São oferecidas quatro vagas em Projeto Temático que pretende traçar uma história transnacional da educação a partir do ano 1810; prazo de inscrição vai até 31 de outubro (Escola Normal de São Paulo, na Praça da República, em 1900; foto: Guilherme Gaensly / Wikimedia Commons)
Agência FAPESP – Quatro Bolsas de Pós-Doutorado da FAPESP são oferecidas no âmbito do Projeto Temático “Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...)”, conduzido na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). As inscrições devem ser feitas até 31 de outubro de 2019.
Uma das vagas é para o subprojeto “Fronteiras do discurso pedagógico: entre bibliotecas e salas de aula”. Nesse caso, o candidato selecionado deverá fazer o levantamento das obras pedagógicas pertencentes à biblioteca Paulo Bourroul.
A segunda vaga está vinculada ao subprojeto “A NEF no circuito sul-americano”. As atividades do bolsista incluem localizar documentos sobre as viagens de Ad Ferriere e Washburne à América do Sul e os periódicos educacionais criados ou associados pelos países sul-americanos à New Education Fellowship (NEF).
A terceira oportunidade é para o subprojeto “Classificações e Limites: o trânsito e a multiplicação dos diagnósticos entre as disciplinas, da psiquiatria e psicanálise à educação”. A pesquisa investiga de que modo as classificações e os diagnósticos oriundos da Psiquiatria e da Psicanálise estão presentes nos discursos educacionais.
O bolsista selecionado para a quarta vaga desenvolverá o subprojeto “História da Educação, Formação de professores e Diversidade (1980 aos dias atuais)”. As atividades incluem pesquisa em periódicos especializados da área de Educação publicados a partir da década de 1980. O objetivo é identificar como a questão da diversidade é tratada nesse material.
As inscrições para as quatro oportunidades poderão ser feitas enviando curriculum vitae, súmula curricular, carta de apresentação e duas cartas de recomendação para o e-mail, respectivamente, dos professores Carlota Boto (reisboto@usp.br), Diana Gonçalves Vidal (dvidal@usp.br), Ana Laura Godinho Lima (alglima@usp.br) e Paula Perin Vicentini (paulavicentini91@gmail.com).
Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/3156, www.fapesp.br/oportunidades/3157, www.fapesp.br/oportunidades/3158 e www.fapesp.br/oportunidades/3159.
As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
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