Projeto na área de análise química de material particulado atmosférico tem uma oportunidade no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (foto: Chensiyuan / Wikipedia
Projeto na área de análise química de material particulado atmosférico tem uma oportunidade no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP
Projeto na área de análise química de material particulado atmosférico tem uma oportunidade no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP
Projeto na área de análise química de material particulado atmosférico tem uma oportunidade no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (foto: Chensiyuan / Wikipedia
Agência FAPESP – Uma posição de pós-doutorado com bolsa FAPESP está disponível em um projeto de pesquisa no Laboratório de Análise dos Processos Atmosféricos do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP).
A vaga é oferecida pelo projeto “Perfis químicos e toxicológicos de fontes de matéria particulada em atmosfera urbana” e o prazo de inscrição se encerra no dia 21 de dezembro de 2018.
O estudo envolve coletas e medições diretas de fontes de poluentes e campanhas de determinação de composição atmosférica. O bolsista conduzirá experimentos na área de Química Atmosférica.
O candidato deve ter doutorado na área de Química Atmosférica com experiência em amostragem de poluentes tanto em fase gasosa como particulada, operação de medidores de gases, determinação de espécies químicas com técnicas de cromatografia a gás com detecção por espectrometria de massas e detecção por ionização de chamas, cromatografia de íons e cromatografia de troca aniônica de alta eficiência e detecção por espectrometria de massas.
Também é desejável experiência com o uso de modelos de estimativas de fontes de poluentes como a Fatoração de Matriz Positiva e análise de componentes principais.
Para a inscrição, o candidato deve enviar curriculum vitae, uma carta de apresentação, duas cartas de referência e uma declaração de que já defendeu a tese de doutorado para o e-mail da coordenadora do projeto Maria de Fátima de Andrade (maria.andrade@iag.usp.br) com o assunto “POS-Doc SOPRO”.
Os resultados finais do processo de seleção serão comunicados a todos os candidatos por e-mail no dia 20 de janeiro de 2019.
Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2509.
A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.