Objetivo será identificar, em pacientes com diabetes tipo 2, biomarcadores que indiquem risco aumentado de declínio cognitivo (foto: Freepik)

Pós-doutorado em metabolismo e serviços em saúde na USP
26 de abril de 2023

Objetivo será identificar, em pacientes com diabetes tipo 2, biomarcadores que indiquem risco aumentado de declínio cognitivo

Pós-doutorado em metabolismo e serviços em saúde na USP

Objetivo será identificar, em pacientes com diabetes tipo 2, biomarcadores que indiquem risco aumentado de declínio cognitivo

26 de abril de 2023

Objetivo será identificar, em pacientes com diabetes tipo 2, biomarcadores que indiquem risco aumentado de declínio cognitivo (foto: Freepik)

 

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Decodificando o impacto do microambiente e das vias de sinalização na saúde e na doença no cérebro, glândula adrenal e rim” dispões de uma Bolsa FAPESP de Pós-Doutorado para pesquisa na área de metabolismo e serviços em saúde. O prazo de inscrição termina no domingo (30/04).

Desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), o projeto tem como objetivos validar marcadores relacionados à encefalopatia diabética, por meio de análise em sangue periférico, e identificar novos marcadores tanto no sangue como na urina, por abordagem multiômica. O propósito é identificar pacientes com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) que têm risco aumentado de apresentar declínio cognitivo. Os marcadores serão analisados em abordagem de machine learning.

O candidato deve ter pós-graduação na área de saúde com doutorado concluído há no máximo cinco anos; competência profissional estabelecida na área de saúde, com conhecimento e experiência prévia no atendimento de pacientes com DM2 e no rastreamento das complicações diabéticas, comprovados por meio de artigos assinados como primeiro autor.

A vaga também requer experiência na aplicação de questionários específicos, incluindo avaliação da cognição, sistemática na coleta, processamento e armazenamento de amostras biológicas e conhecimento na dinâmica das equipes que compõem a atenção primária à saúde, uma vez que o projeto será desenvolvido em uma Unidade Básica de Saúde.

Os interessados devem enviar mensagem para a professora Suely Kazue Nagahashi Marie (sknmarie@usp.br) e anexar carta de interesse com breve descrição de experiência em pesquisa, súmula curricular no modelo FAPESP, currículo Lattes atualizado e duas cartas de referência, incluindo uma do orientador de doutorado com e-mail para contato.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/5944/.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.