Vaga é para projeto conduzido na Unicamp sobre simulações do perigo de rompimento de barragens de rejeitos de mineração. Inscrições abertas até 20 de maio (foto: Felipe Werneck / Ibama)
Vaga é para projeto conduzido na Unicamp sobre simulações do perigo de rompimento de barragens de rejeitos de mineração. Inscrições abertas até 20 de maio
Vaga é para projeto conduzido na Unicamp sobre simulações do perigo de rompimento de barragens de rejeitos de mineração. Inscrições abertas até 20 de maio
Vaga é para projeto conduzido na Unicamp sobre simulações do perigo de rompimento de barragens de rejeitos de mineração. Inscrições abertas até 20 de maio (foto: Felipe Werneck / Ibama)
Agência FAPESP – O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP, tem uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição termina no dia 20 de maio de 2019.
O pós-doutorando participará de um projeto conduzido no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O projeto adota soluções da matemática aplicada para analisar a situação das barragens de rejeitos de mineração no país que apresentam alto risco de rompimento. Os pesquisadores estão adequando as modelagens matemáticas e as simulações computacionais para a situação atual do equilíbrio entre a estabilidade das barragens e o rompimento repentino, incluindo as inundações a jusante.
Os candidatos devem ter sólida base em matemática, física, computação científica e técnicas de visualização qualitativa de resultados numéricos. É necessário ter experiência com métodos e análise numéricos, equações diferenciais parciais, técnicas de otimização, problemas inversos e o ajuste/calibração de modelagens e seus parâmetros. Também é preciso trabalhar de modo próximo com engenheiros, biólogos, químicos, ecólogos e cientistas sociais.
É necessário ter doutorado em matemática aplicada, engenharia ou em áreas correlatas, além de ter disponibilidade de efetuar trabalhos de campo em regiões onde estão instaladas as barragens de rejeitos minerais e naquelas em que já ocorreram rompimentos.
Os candidatos interessados devem enviar um e-mail tendo no campo assunto “CEPID Postdoc" para o professor José Mário Martinez Perez no e-mail martinez@ime.unicamp.br , anexando uma carta de apresentação incluindo nomes e informações de contato de dois profissionais que possam recomendá-los (não incluir cartas de recomendação) e currículo. Todos os documentos devem ser enviados em formato PDF.
Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2830.
A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e reserva técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. A duração da bolsa é de dois anos, com possibilidade de extensão.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.