Pós-doutorado em internet das coisas e computação em nuvem | AGÊNCIA FAPESP

Pós-doutorado em internet das coisas e computação em nuvem Bolsista deverá buscar soluções para arquitetura de dados mais adequada para atender aos requisitos das aplicações de IoT assistida por cloud computing (imagem: Gerd Altmann/Pixabay)

Pós-doutorado em internet das coisas e computação em nuvem

08 de outubro de 2020

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Tecnologias e soluções para habilitar o paradigma de nuvens de coisas” dispõe de uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição termina no dia 20 de outubro de 2020.

Este Projeto Temático faz parte de um acordo entre a FAPESP, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério das Comunicações (MC), que apoia projetos de pesquisa científica e tecnológica para o desenvolvimento da Internet no Brasil. O bolsista selecionado integrará equipe de subprojeto com sede no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (IC-UFF) em Niterói (RJ).

O principal objetivo do plano de trabalho da vaga será realizar investigações e propor soluções para responder às seguintes questões de pesquisa: qual é a arquitetura de dados mais adequada para atender aos requisitos das aplicações de IoT assistida por cloud computing? Quais são os mecanismos necessários para o gerenciamento eficiente de fluxo de dados (streaming) em tempo real nesses ambientes? Qual mecanismo de gerenciamento de alocação de recursos é mais adequado para prover streams de dados eficientemente para as aplicações?

Os candidatos devem ter doutorado na área de computação e possuir conhecimentos em internet das coisas, Edge/Fog computing, cloud computing, algoritmos de alocação de recursos e processamento de streams, além de conhecimentos de programação em frameworks e no uso de simuladores de redes e de ambientes de Fog computing.

Os interessados devem enviar e-mail para o pesquisador Paulo de Figueiredo Pires (paulo.pires@ic.uff.br).

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3909.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados