Projeto Temático convida candidatos para desenvolver pesquisa em dinâmica da ionosfera. Inscrições até 1º de março (imagem: Nasa)

Pós-doutorado em geofísica espacial no ITA com Bolsa da FAPESP
23 de fevereiro de 2018

Projeto Temático convida candidatos para desenvolver pesquisa em dinâmica da ionosfera. Inscrições até 1º de março

Pós-doutorado em geofísica espacial no ITA com Bolsa da FAPESP

Projeto Temático convida candidatos para desenvolver pesquisa em dinâmica da ionosfera. Inscrições até 1º de março

23 de fevereiro de 2018

Projeto Temático convida candidatos para desenvolver pesquisa em dinâmica da ionosfera. Inscrições até 1º de março (imagem: Nasa)

 

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Programa de Pesquisa de Observação e Previsão da Cintilação (SPORT)”, conduzido no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), dispõe de uma oportunidade de pós-doutorado com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição se encerra no dia 1º de março de 2018.

Busca-se candidato para desenvolver pesquisa na área de dinâmica da ionosfera com enfoque no estudo de irregularidades e cintilação ionosféricas. O projeto tem o objetivo de desenvolver modelos de previsão de cintilação ionosférica baseados em estudo da dinâmica da ionosfera de baixas e médias latitudes.

O estudo será voltado para o aprimoramento do conhecimento da estruturação ionosférica da região brasileira, a qual se caracteriza pelo fenômeno de bolhas de plasma que interferem nas atividades de comunicações e navegações pelos satélites, tais como praticadas pelo sistema GNSS.

O projeto será desenvolvido na divisão de Ciência de Computação do ITA em colaboração com os pesquisadores do ITA, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e de centros de pesquisa nos Estados Unidos.

O candidato deve ter obtido o grau de doutor há no máximo cinco anos, com comprovada habilidade em processamento e análise de dados ionosféricos, modelagem de processos ionosféricos e interpretação dos resultados, demonstrada na forma de publicações em revistas especializadas de destaque no campo da pesquisa.

Os interessados devem contatar o coordenador do projeto, professor Mangalathayil Ali Abdu, pelo e-mail ma.abdu@inpe.br ou abdu.manga@gmail.com, enviando carta de apresentação, curriculum vitae (incluindo a lista de publicações) e duas cartas de recomendação.

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1939.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.