Bolsa está vinculada a Projeto Temático que estuda mecanismos de controle envolvidos em hipertensão e obesidade; prazo de inscrição encerra em 31 de março (foto:Faculdade de Odontologia da Unesp/Luiz Rocatelli)
Bolsa está vinculada a Projeto Temático que estuda mecanismos de controle envolvidos em hipertensão e obesidade; prazo de inscrição encerra em 31 de março
Bolsa está vinculada a Projeto Temático que estuda mecanismos de controle envolvidos em hipertensão e obesidade; prazo de inscrição encerra em 31 de março
Bolsa está vinculada a Projeto Temático que estuda mecanismos de controle envolvidos em hipertensão e obesidade; prazo de inscrição encerra em 31 de março (foto:Faculdade de Odontologia da Unesp/Luiz Rocatelli)
Agência FAPESP – O Departamento de Fisiologia e Patologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Fisiologia Cardiovascular com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 31 de março.
A bolsa está vinculada ao Projeto Temático “Fisiopatologia experimental: mecanismos centrais de controle cardiovascular e respiratório envolvidos em modelos experimentais de hipertensão e obesidade”.
O bolsista vai integrar a equipe do subprojeto "Efeitos anti-hipertensivos produzidos pela inibição da catalase sistemicamente ou centralmente em ratos SHR ou com hipertensão 2R1C” que investiga em ratos hipertensos (SHR ou 2R1C): a pressão arterial e a atividade nervosa simpática renal e esplâncnica nos animais tratados com ATZ (bloqueador da catalase); possíveis modificações de respostas pressoras produzidas por injeções de glutamato ou angiotensina II no PVN e/ou na RVL em ratos tratados previamente com ATZ subcutaneamente ou H2O2 nas mesmas áreas centrais; alterações da pressão arterial em animais tratados com infusão de H2O2 ou losartan (antagonista AT1) no ventrículo lateral combinada com ATZ subcutaneamente por sete dias; e alteração na formação de ROS (superóxido) e na ativação de micróglia no hipotálamo e RVL em animais tratados com infusão de ATZ subcutaneamente.
O candidato deve ter o título de doutor. É desejável que tenha experiência com a técnica de estereotaxia, registro de atividade simpática, imuno-histoquímica, imunofluorescência, microinjecões de substâncias químicas no encéfalo, canulação de artérias e veias e registro de pressão arterial e frequência cardíaca em ratos não anestesiados.
Os interessados devem enviar curriculum vitae, carta de interesse e duas cartas de recomendação para José Vanderlei Menani, pesquisador principal e supervisor do projeto, no e-mail menani@foar.unesp.br.
A oportunidade está publicada em: http://www.fapesp.br/oportunidades/1461/.
O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.