Bolsista vai estudar materiais opticamente ativos, entre eles perovskitas sintetizadas para células solares (foto: Unicamp/divulgação)

Pós-doutorado em física na Unicamp
05 de setembro de 2022

Bolsista vai estudar materiais opticamente ativos, entre eles perovskitas sintetizadas para células solares

Pós-doutorado em física na Unicamp

Bolsista vai estudar materiais opticamente ativos, entre eles perovskitas sintetizadas para células solares

05 de setembro de 2022

Bolsista vai estudar materiais opticamente ativos, entre eles perovskitas sintetizadas para células solares (foto: Unicamp/divulgação)

 

Agência FAPESP – Uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP é oferecida pelo projeto “Materiais opticamente ativos estudados por microscopia de varredura de tunelamento”, desenvolvido no Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (IFGW-Unicamp). O prazo de inscrição termina no sábado (10/09).

O pós-doutorando vai estudar materiais opticamente ativos com auxílio de microscopia de varredura de tunelamento (STM, na sigla em inglês). Os estudos estarão concentrados em materiais bidimensionais como TMDs (metais de transição dicalcogenados) e h-BN ou perovskitas sintetizadas para células solares. As atividades de pesquisa do projeto se situam na fronteira entre estudos fundamentais e aplicados.

Tópicos de interesse incluem: efeitos do substrato nas propriedades de materiais 2D, efeitos de defeitos nos materiais 2D, correlação temporal de fótons únicos, espectroscopia de partícula única, segregação em bordas de grão e alinhamentos de banda em células solares.

Para se candidatar à vaga, é necessário ter doutorado e experiência com STM (operando em UHV e em temperaturas criogênicas). Também serão valorizadas experiências prévias em materiais 2D, nanopartículas, perovskitas, outras técnicas de SPM e outras técnicas de superfície.

Os interessados devem enviar e-mail para o professor Luiz Fernando Zagonel (zagonel@unicamp.br), contendo carta de interesse, link para o currículo Lattes, sumula curricular FAPESP e contato de pesquisadores que possam recomendar o candidato.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/5339.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.