As inscrições vão até 21 de julho (foto: Antonio Augusto/TSE)

Pós-doutorado em crise da democracia e contrapúblicos no Cebrap
12 de julho de 2024

São quatro oportunidades vinculadas a Projeto Temático conduzido no Núcleo Direito e Democracia

Pós-doutorado em crise da democracia e contrapúblicos no Cebrap

São quatro oportunidades vinculadas a Projeto Temático conduzido no Núcleo Direito e Democracia

12 de julho de 2024

As inscrições vão até 21 de julho (foto: Antonio Augusto/TSE)

 

Agência FAPESP – Quatro oportunidades de pós-doutorado com bolsa da FAPESP estão disponíveis pelo Projeto Temático “Crises da democracia: teoria crítica e diagnóstico do tempo presente”. As inscrições vão até 21 de julho.

O projeto é conduzido no Núcleo Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). O objetivo é investigar as crises da democracia em termos da noção de diagnóstico de tempo própria à Teoria Crítica.

O selecionado para a primeira vaga se concentrará em uma investigação empírica sobre a produção editorial feminista e antifeminista no Brasil. A segunda oportunidade é para trabalhar com o fenômeno do bolsonarismo em perspectiva etnográfica fora dos grandes centros urbanos.

O terceiro bolsista deverá fazer uma ampla revisão de literatura sobre o debate acerca da interface sociotecnológica a partir dos modelos do determinismo tecnológico e da determinação social da tecnologia, que começa a se desenvolver nos anos 1960 e se atualiza ao longo das décadas posteriores. A última vaga é direcionada a estudo que se concentra em uma investigação sobre as teorias das comunicações subjacentes ao estudo dos contrapúblicos.

Mais informações sobre as vagas e as inscrições em: www.fapesp.br/oportunidades/7175/, www.fapesp.br/oportunidades/7176/, www.fapesp.br/oportunidades/7177/ e www.fapesp.br/oportunidades/7178/.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 12.000,00 mensais a partir de 1º de agosto e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.