Projeto estuda como integrar diferentes mídias para favorecer a acessibilidade. Inscrições estão abertas até 28 de abril (imagem: Pixabay)

Pós-doutorado em computação na Unicamp com bolsa da FAPESP
10 de abril de 2019

Projeto estuda como integrar diferentes mídias para favorecer a acessibilidade. Inscrições estão abertas até 28 de abril

Pós-doutorado em computação na Unicamp com bolsa da FAPESP

Projeto estuda como integrar diferentes mídias para favorecer a acessibilidade. Inscrições estão abertas até 28 de abril

10 de abril de 2019

Projeto estuda como integrar diferentes mídias para favorecer a acessibilidade. Inscrições estão abertas até 28 de abril (imagem: Pixabay)

 

Agência FAPESP – O Projeto Temático "Sistemas sócio-enativos: investigando novas dimensões no design da interação mediada por tecnologias de informação e comunicação", conduzido no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenado pela professora Maria Cecília Calani Baranauskas, dispõe de uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição termina em 28 de abril de 2019.

O objetivo do projeto é propor uma abordagem sistêmica para fomentar a acessibilidade em sistemas sócio-enativos. Serão estudados meios para integrar diversas mídias, possibilitando a acessibilidade. Também serão analisados os efeitos da integração sobre o uso dessas mídias. O projeto pretende realizar validações experimentais, avaliar os métodos desenvolvidos e protótipos implementados em cenários de aplicações práticas de sistemas sócio-enativos.

Os candidatos devem ter diploma de doutorado em computação, engenharias, multimeios ou equivalentes há menos de sete anos e relacionado a pelo menos um dos tópicos a seguir: interação humano-computador; robótica; interfaces naturais; interfaces tangíveis; interfaces cross-modais; acessibilidade e design universal; design participativo; semiótica organizacional; e engenharia de software.

Os interessados devem enviar para socioenativos@ic.unicamp.br uma carta de apresentação, o curriculum vitae atualizado e a indicação de um profissional de referência.

O processo de seleção consistirá na análise dos documentos de inscrição e uma entrevista com os candidatos selecionados. Aqueles que moram distante de Campinas poderão realizar a entrevista via Skype. O resultado do primeiro passo do processo de seleção será informado por e-mail. A entrevista também será agendada com os candidatos por e-mail.

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2764.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.